CONARQ, que bicho é esse?

 

Para responder essas perguntas é preciso primeiro pontuar que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, as ações visando à consolidação da política nacional de arquivos deverão ser emanadas do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ.

O órgão é vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

É a partir das diretrizes do CONARQ que se criam as principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas. O órgão vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico.

Na Tins Gestão Inteligente, todos os processos relacionados à Guarda de Documentos está vinculada às boas práticas sugeridas pelo órgão. Visando a gestão, a preservação e o acesso aos documentos de arquivos de um jeito rápido, prático, fácil, e acima de tudo, seguro.

Conheça mais sobre o CONARQ aqui

Deixe uma resposta





[mautic type=”form” id=”1″]